Conhecido como o cometa verde por sua coloração esverdeada, o C/2022 E3 (ZTF) visita a Terra a cada 50 mil anos, já está protagonizando lindas imagens por onde passa e agora chegou a vez de ser registrado do Brasil.
+ Empresário Nelson Lucas dá dicas de como expandir o seu negócio em 2023
+ Telescópio James Webb descobre asteroide por acidente
+ Caças F-5E mais antigos do mundo voam na FAB
+ Motorola anuncia novos smartphones da linha moto g
De acordo com o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, pós-doc do Observatório Nacional, quando estiver em sua máxima aproximação com a Terra, o cometa passará a cerca de 0,28 unidades astronômicas da Terra (cerca de 42 milhões de quilômetros).
O cometa poderá ser visto a olho nu apenas se as condições do céu forem bastante favoráveis. Binóculos e telescópios vão facilitar a visualização do cometa, que pode ser flagrado mais facilmente em locais distantes dos centros urbanos por conta da poluição luminosa das luzes artificiais. Para facilitar ainda mais a observação, o indicado é procurar pelo cometa quando a Lua não estiver mais no céu.
O astrônomo destaca ainda que, se for sua primeira tentativa, uma das melhores chances de captar o cometa verde será no dia 10 de fevereiro de 2023, entre 19 e 21 horas, quando o cometa irá se encontrar muito próximo do planeta Marte.
Quem for registrar o flagrante com uma câmera fotográfica deve apontar a lente para a localização aproximada no céu e tirar fotos de longa exposição de 20 a 30 segundos.
O cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março de 2022 pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia. O cometa tem um diâmetro relativamente pequeno, com cerca de 1 km e foi detectado ao passar pela órbita de Júpiter.